História

Academia do Bacalhau


ACADEMIA DO BACALHAU DO PORTO SANTO

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Academia do Bacalhau do Porto Santo, nasceu de um grupo de amigos e conhecidos, e por iniciativa de João Tiago Freitas Rodrigues, que já era Compadre da Academia do Bacalhau da Madeira. Em conversa com alguns amigos do Porto Santo, elaborou uma lista de 22 pessoas, residentes na Ilha do Porto Santo, para serem convidadas a comparecer no dia 25 de Outubro de 2007, num almoço que teve lugar no “Restaurante Mercearia”, sito à Rua João Gonçalves Zarco.

Dessa lista compareceram 11, metade dos que tinham sido convidados e daí nasceu aquilo que mais tarde viria a ser confirmada como a Academia do Bacalhau do Porto Santo. Na altura foi decidido que estes seriam, para todos os efeitos, os FUNDADORES da agremiação no Porto Santo. E foram eles:

João Tiago Freitas Rodrigues, João José Pestana Leão, Jocelino José Velosa, José Helder Alves Nunes Ferreira, José Menezes Batista, José Miguel Fernandes Lourenço, Magno Miguel Pereira Velosa, Mário Carlos Correia Figueira da Silva, Ricardo Jorge Pestana, Roberto Paulo Cardoso Silva, Rui Manuel Mendonça.

A formação deste grupo de amigos tinha como principais objectivos: “Fomentar e desenvolver, relações de amizade e confraternização, independentemente da posição social e cultural de cada um”. Não havia obrigatoriedade de cotização, mas tinha o “propósito de angariar fundos que deveriam servir para várias formas de beneficência, a distribuir por pessoas e instituições comprovadamente necessitadas, e propostas pela maioria do Grupo”.

Por fim a Academia assumia-se também como “canal de divulgação pelo Mundo, da Maravilhosa Ilha do Porto Santo”.

Na altura foi decidido que, as reuniões do grupo passariam a ter lugar na última 5ª feira de cada mês, às 20h00, e em local a designar atempadamente.

«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»

CONGRESSO MUNDIAL APROVOU ADMISSÃO DO PORTO SANTO

O XXXVIIº Congresso Mundial das Academias do Bacalhau, que teve lugar em Toronto, no Canadá, em Outubro de 2008, aprovou a constituição oficial da Academia do Bacalhau do Porto Santo, proposta pela Academia da Madeira.

Nessa cerimónia esteve presente o Presidente da nossa Academia, o Compadre João Tiago Freitas Rodrigues, tendo ficado decidido que, mais tarde, uma representação do Congresso se deslocaria ao Porto Santo, para a cerimónia de investidura oficial.

«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»

POSSE OFICIAL DA ACADEMIA DO BACALHAU DO PORTO SANTO

A cerimónia de posse da nossa Academia teve lugar, na Ilha do Porto Santo, a 2 de Outubro de 2010, no “Hotel Torre Praia”, perante cerca de 90 pessoas, entre os quais, os Compadres e Comadres da jovem Academia, e ainda muitos convidados, entre eles o Presidente da Academia-Mãe, Rudy Galego, que entregou o estandarte e o badalo, entronizando assim a Academia do Bacalhau do Porto Santo, como a 48ª Academia no Mundo.

De referir, e enaltecer, a presença de muitos compadres de outras Academias, sobretudo da Madeira, mas também de Johanesbugo, Austrália, Paris e Cascais.

Em final de festa, actuou a cantora porto-santense Denisa Silva, que agora exerce a sua actividade no continente, e que deliciou a todos com algumas bonitas canções internacionais.

«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»«»