Eventos:

31-8-2017 20h30 "Restaurante Mar e Sol"

No mês de Agosto, foi a vez da Academia ir até à praia, uma das grandes atracções da ilha, e o Jantar foi servido ao ar livre, depois de um belo pôr do Sol, com todos os compadres e seus convidados trajando “à verão”, no “Restaurante Mar e Sol”, com a gerência do também compadre da Academia porto-santense, Miguel Lourenço, que nos brindou com umas apetitosas e variadas entradas, e um saboroso bacalhau. Durante este convívio, e como é natural, foram abordados muitos temas, sobretudo sobre a maneira como decorreu o período de verão na ilha, onde ficou a ideia deste ter sido um dos verões mais concorridos de sempre no Porto Santo, não só com a presença, já habitual, de imensos madeirenses, mas também de muitos estrangeiros que beneficiaram dos diversos voos directos da Europa, nomeadamente da Itália, Inglaterra, Alemanha e Holanda, para além dos portugueses do Continente que também beneficiaram de voos directos de Lisboa e do Porto. Foi também tema neste último jantar o Congressos das Academias 2017, a realizar na Terceira, onde a Academia do Porto Santo gostaria de poder marcar presença, endereçando desde logo um grande Gavião de Penacho a todos os participantes. No final deste agradável convívio, que contou com a presença de trinta compadres e convidados, foi ainda decidido, pela Direcção da Academia atribuir, através do seu Fundo Social, um apoio importante ao Lar de Idosos do Porto Santo, consubstanciado na oferta de um Televisor e ainda de um grande volume de fraldas para os utentes do Lar, material este que será entregue oportunamente. Foi ainda evocado um Gavião de Penacho com a presença de todo o staff do restaurante e antes de terminar foi anunciado o próximo convívio para 28 de Setembro.

27-7-2017 20h30 "Restaurante O Jorge"

Com é hábito na última 5ª feira de cada mês, em Julho, foi a vez dos Compadres reunirem-se, no centro da cidade, no novo “Restaurante O Jorge”, agora sob a gerência do compadre da Academia do Bacalhau do Porto Santo, e nosso ex-presidente, Jorge Vieira, numa casa com uma bonita decoração e com um bacalhau muito apetitoso. Foi mais uma excelente noite de convívio, em que se abordaram temas actuais, sobretudo ligados à ilha do Porto Santo, numa altura em que a ilha vive um dos momentos de maior procura por parte dos milhares de visitantes em férias. Com um Gavião de Penacho a todo o pessoal do restaurante e um outro de despedida até ao próximo jantar, terminou mais uma convívio em que foi importante também a verba arrecadada para o Fundo Social da Academia. Nova reunião ficou agendada para o último dia do mês de Agosto no ”Restaurante Mar e Sol”.

28-6-2017 20h30 "Restaurante Panorama"

Em Junho a Academia reuniu-se no renovado “Restaurante Panorama”, no Sítio da Portela, que tem uma vista privilegiada sobre toda a parte sul da cidade e ilha do Porto Santo, e onde as três dezenas de Compadres e convidados presentes foram muito bem recebidos, com na bons aperitivos, e tiveram oportunidade de saborear um excelente prato de bacalhau, pelo que no final foi dedicado um Gavião de Penacho a todo o staff do restaurante, pelo trabalho apresentado. Ainda antes do brinde final foi anunciado novo convívio para 27 de Julho, no Restaurante O Jorge”.

 

 

 

 

 

 

O tradicional Brinde 

O tradicional "Gavião de Penacho é um mote que serve para brindar".

É sinónimo de alegria e boa disposição que acompanha os almoços e jantares da Academia.
Todos os compadres e comadres se levantam ao som do badalo e entoam em coro o seguinte ritual:

 

gaviao penacho 

 

Gavião de Penacho

De bico p'ra cima

De bico p'ra baixo

Mais acima

Mais abaixo

Vai ao centro

Bota p'ra dentro

 

Developed by: Celso Vasconcelos

Em construção